Publicação em
21/08/2015
[caption id="attachment_3665" align="alignright" width="528"]mpc crise hidrica são paulo Dr. Thiago  (direita) comenta sobre os contratos da Sabesp que estão sendo analisados pelo MPC/SP[/caption]

O Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público do Estado de São Paulo, reuniram-se nesta quinta-feira (20) em Audiência Pública para discutir a crise hídrica que se instalou em todo o estado.

O objetivo do encontro, que contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas na sede do MP-SP, era reunir relatos da população sobre os impactos da falta de água em seus cotidianos. A participação era aberta e, no período da tarde, representantes de Associações de Bairros, Organizações Não Governamentais, produtores rurais e até mesmo vereadores do interior do Estado se manifestaram. Todas as informações colhidas serão utilizadas como provas sobre o alcance da crise em inquéritos civis sobre o tema. 

Durante a mesa de abertura do evento, o Procurador do Ministério Público de Contas, Dr. Thiago Pinheiro Lima, ressaltou a importância em se apurar os contratos realizados pela Sabesp para conter a falta de água: "A Sabesp, desde o início da crise hídrica, já realizou diversas contratações com fundamento na situação de emergência sem que houvesse um reconhecimento expresso da existência de uma crise. Reconhecimento esse que só veio ontem (19). Nós temos R$ 400 milhões em contratos assinados diretamente sem procedimento licitatório, com base nessa situação emergencial que até ontem era negada". 

Os Procuradores do MPC/SP participam da Audiência Pública (que continua hoje, dia 21 - veja abaixo).

A Audiência foi tema de reportagem no SPTV 1ª Edição , SPTV 2ª Edição e Jornal Hoje (Rede Globo), no jornal O Estado de São Paulo , no jornal Folha de São Paulo e na Rádio CBN.

dados-audiencia-crise-hidrica