Conselheiro Renato Martins Costa é eleito para presidir a Corte de Contas no ano do centenário
Durante sessão especial do Tribunal Pleno desta quarta-feira (06), o Conselheiro Renato Martins Costa foi eleito por unanimidade para assumir a Presidência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em 2024, ano do centenário da instituição.
“A representação desse Tribunal no ano que vem acontece em um momento muito marcante. Quis o destino que acabasse sendo incumbido a mim (a presidência), no ano em que completo 30 anos de Tribunal de Contas”, disse Dr. Martins Costa que sucede o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo na condução da Corte.
Esta é a quinta vez que o Conselheiro assumirá a presidência do órgão.
Para compor a Mesa Diretora de 2024, também foram eleitos o Conselheiro decano, Antonio Roque Citadini, como o novo Vice-Presidente e a Conselheira Cristiana de Castro Moares para assumir a Corregedoria do TCE-SP.
A solenidade, presidida pelo Conselheiro Sidney Beraldo, contou ainda com a presença dos Conselheiros Robson Marinho, Dimas Ramalho e Marco Aurélio Bertaiolli; da Procuradora-Geral de Contas, Dra. Leticia Formoso Feres; do Auditor Substituto de Conselheiro Samy Wurman; do Procurador-Chefe da Fazenda Estadual, Dr. Denis Dela Vedova; do Secretário Diretor-Geral, Dr. Sergio Ciquera Rossi, além de Procuradores, diretores e servidores.
Ao fazer uso da palavra, Dra. Formoso Feres fez votos de muito sucesso à nova gestão.
“Em nome do Ministério Público de Contas gostaria de parabenizar os eleitos. Tenho certeza de que os trabalhos dessa Corte estarão em ótimas mãos”, destacou.
A Procuradora também fez questão de saudar o Presidente Beraldo pela condução da Corte em 2023.
“Aproveito a oportunidade para cumprimentar o Conselheiro Sidney Beraldo pelo excelente trabalho realizado, e agradeço pela acolhida sempre respeitosa e de muito diálogo”, frisou.
Os novos integrantes da Mesa Diretora do Tribunal de Contas paulista tomarão posse no início de fevereiro.
Novo Presidente
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Renato Martins Costa ingressou na Corte de Contas paulista em 25 de abril de 1994, como representante do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). Ocupou a Presidência do TCESP em 1997, 2004, 2012 e 2018.
Natural de Santos, cursou a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde se formou Tenente. Em 1979, iniciou carreira no Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) depois de ter se classificado em primeiro lugar no concurso público de provas e títulos. Na instituição, atuou como Promotor de Justiça em diversas comarcas do interior e capital. Nomeado Procurador de Justiça em 1991, foi Assessor do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.
Exerceu ainda as funções de Secretário do Governo (1994) e de Secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Defesa do Consumidor (1987/1988). Também presidiu a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) no biênio 1990/1992 e o Conselho Fiscal da Confederação Nacional do Ministério Público (CONAMP) em 1994.