Corte de Contas do Estado de São Paulo empossa nova Mesa Diretora em sessão virtual
Pela primeira vez na história do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a nova mesa diretora é empossada de maneira virtual, por videoconferência. Na manhã desta segunda-feira, 01 de fevereiro, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes assumiu a presidência da Corte de Contas paulista para o exercício de 2021, na companhia do novo Vice-Presidente, Conselheiro Dimas Ramalho, e do Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, eleito Corregedor-Geral de Contas. Para a presidente recém-empossada, não é novidade ser pioneira em relevantes acontecimentos que marcaram a trajetória deste Tribunal: foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Conselheira e o de Presidente da Corte (eleita em 2015), o primeiro membro provindo do Corpo de Auditores a assumir tais posições, e a primeira Presidente eleita e empossada através de eventos realizados no formato on-line.
A cerimônia foi aberta pelo presidente até esta data, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, que em breve discurso enalteceu a nova gestão fazendo votos de sucesso e de felicidade. Representando os demais Conselheiros, Dr. Renato Martins Costa, proferiu uma mensagem de confiança e de parceria à nova dirigente do TCESP, e mais uma vez, lembrou a condução corajosa e impecável realizada pelo Conselheiro Edgard na presidência da Corte de Contas durante o ano atípico de 2020.
Além da presença de todo o colegiado do Tribunal de Contas, do corpo de Auditores, dos Procuradores do MPC-SP e da PFE e do Secretário-Diretor Geral, o evento foi assistido por inúmeros convidados ilustres e servidores. Muitas foram as autoridades que prestigiaram a posse: o Presidente do TJSP, Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, o Vice-Presidente da ALESP, Dep. Estadual Gilmaci Santos, o Presidente do TRE-SP, Desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, o Presidente do TJM-SP, Juiz Coronel Clovis Santinon, o Presidente do TRF da 3.ª Região, Desembargador Mairan Maia, a Presidente em exercício da Câmara Municipal de São Paulo, Vereadora Rute Costa, o Presidente do TCM-SP, Conselheiro João Antonio da Silva Filho, a Procuradora-Geral do Estado de SP, Dra. Lia Porto Corona, o Defensor Público-Geral do Estado, Dr. Florisvaldo Fiorentino Júnior, o Presidente da Atricon, Conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira e o Conselheiro Emérito do TCESP, Dr. Fulvio Julião Biazzi.
Ao fazer uso da palavra, já como presidente da Corte, a Conselheira reafirmou seu compromisso em contribuir na construção de um Tribunal de Contas moderno, dando continuidade à missão de entregar à sociedade paulista uma instituição sólida e eficiente no controle das contas públicas. “Através das auditorias podemos contribuir para a melhoria da vida dos cidadãos”, ressaltou. Dra. Cristiana ainda lembrou o exitoso papel pedagógico exercido pelo Tribunal de Contas em relação aos seus jurisdicionados: “A orientação ainda é melhor que a sanção, pois previne o desperdício do dinheiro público”, finalizou.