Dr. Celso Matuck recebe honraria do Exército Brasileiro

Por sua meritória atuação como 1º Tenente R2 junto ao Exército Brasileiro, o Procurador do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Celso Augusto Matuck Feres Jr. foi homenageado com a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil neste mês de maio, sendo enaltecida sua dedicação à Instituição e seus valores militares e cívicos.
No dia 31 de outubro de 1956, o Egito foi invadido por forças militares da Grã-Bretanha e da França. Os dois países apoiavam Israel na disputa pelo domínio do Canal de Suez, principal via de acesso marítimo da Europa à Ásia. Prontamente, no dia 22 de novembro, o Brasil criou as Forças de Paz, que tinham por objetivo integrar a UNEF - United Nation Emergence Force, ou Força de Emergência das Nações Unidas.
Em tempos de Guerra Fria, manter a paz no Oriente Médio era essencial para se evitar a eclosão de uma possível nova guerra mundial. Junto a outros 9 países, o Brasil instalou-se na região da Faixa de Gaza e, em conjunto, começou a criação da Linha de Demarcação de Armistício, uma divisão física entre o Egito e Israel. Um trabalho árduo, que visava restabelecer o respeito entre os povos e preservar direitos fundamentais.
[caption id="attachment_3226" align="alignright" width="425"]
Passados 50 anos, foi criada a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, destinada a premiar e reverenciar integrantes das Forças de Paz da Onu, ex-integrantes, personalidades militares e civis, cujas ações enobrecem o nome da Pátria Brasileira.
Confeccionada em prata velha, a medalha traz em seu centro o símbolo da Organização das Nações Unidas. Do lado reverso, gravado nos braços da cruz, as 4 missões que tiveram expressiva participação das Forças de Paz nacionais: Suez, Angola, Timor e Haiti. A fita azul celeste com listras brancas faz alusão às Forças de Paz da ONU e aos 50 anos do serviço militar brasileiro às causas da paz.