Publicação em
10/11/2025

Na manhã de sexta-feira, 07 de novembro, aconteceu a cerimônia solene de posse do Conselheiro Wagner de Campos Rosário, no Auditório Nobre do TCESP.

A Procuradora-Geral do MPC-SP, Dra. Leticia Formoso Feres, prestigiou a solenidade repleta de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário de todas as esferas de poder, além de membros da Corte, servidores e familiares do Conselheiro Wagner Rosário.

Conduzida pela Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, a cerimônia contou com a presença do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do Vice-Governador de São Paulo, Felício Ramuth; do Controlador Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle; do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Deputado André do Prado; do Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça; do Senador da República, Flávio Bolsonaro; do Senador da República, Rogério Marinho; do Deputado Federal, Cesinha de Madureira; do Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Conselheiro Jorge Antonio de Oliveira Francisco; do Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Conselheiro Domingos Dissei; do Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edilson Silva; do Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Professor Doutor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Também presentes os Procuradores de Contas Dr. Rafael Neubern Demarchi Costa; Dr. José Mendes Neto; Dr. Celso Augusto Matuck Feres Jr., Dr. Rafael Antônio Baldo e Dr. Thiago Pinheiro Lima.

Logo após a abertura oficial da solenidade, o novo integrante da Corte foi acompanhado até o Auditório do Pleno pelo Vice-Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, e pelo Conselheiro decano, Renato Martins Costa. Na sequência, o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, realizou a leitura e colheu as assinaturas do termo de posse.

O Conselheiro Sidney Beraldo, ao lado de Luana Roriz Meireles, esposa do empossado, fez a entrega do Colar de Mérito de Contas a Wagner de Campos Rosário.

Em nome do Colegiado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o Conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira saudou o novo membro da Casa. “A chegada do Conselheiro Wagner Rosário é um desses momentos em que a história do Tribunal se enriquece não apenas com uma biografia ilustre, mas com uma vida inteira dedicada ao interesse público, agora a serviço do povo paulista”, destacou.

Em seu discurso, o Conselheiro Wagner Rosário expressou sua gratidão a familiares, amigos, apoiadores e a todos que contribuíram com sua trajetória. “Gostaria de agradecer a três instituições que me permitiram crescer como homem e como profissional. Ao Exército Brasileiro, onde servi por 17 anos, à Controladoria Geral da União e à Controladoria Geral do Estado de São Paulo”, mencionou. “Estou muito feliz de ver vários amigos aqui e muito emocionado também”, concluiu.

É uma grande responsabilidade indicar alguém e compor este Tribunal que é uma Corte de excelência. Tenho certeza de que o Conselheiro Wagner está à altura dessa responsabilidade e vai exercer um grande papel”, destacou o Governador Tarcísio de Freitas.

A íntegra da sessão solene de posse está disponível no canal oficial do TCESP no YouTube no link: https://go.tce.sp.gov.br/ambys8 .

Carreira

Natural de Juiz de Fora (MG), Wagner de Campos Rosário é formado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras, com pós-graduação pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e mestrado em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Com longa carreira como Auditor Federal da Controladoria-Geral da União (CGU), foi o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de Secretário-Executivo e Ministro da instituição, entre 2017 e 2022. No órgão de Auditoria Interna e Combate à Corrupção do Governo Federal, atuou em diversas investigações conjuntas de combate à corrupção em conjunto com a Polícia Federal, Ministérios Públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado.

Desde 2023, esteve à frente da Controladoria-Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP) até ter seu nome indicado pelo Governador Tarcísio de Freitas e aprovado pela maioria dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado para tomar posse administrativa como Conselheiro da Corte de Contas paulista em 25 de setembro de 2025.