Publicação em
02/03/2018

Publicado originalmente em 01.03.2018 no site do MPF

No dia 9 de março, às 11h00, o Ministério Público Federal na 3ª Região vai receber o seminário “O Ministério Público e a Proteção à Mulher”. Aberto a toda comunidade, o evento será ainda transmitido ao vivo pela TVMPF.

O seminário é coordenado pela procuradora regional da República Denise Neves Abade, presidente da Comissão de Gênero e Raça da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3). Ele ocorrerá no auditório da PRR3, que fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2020, térreo, próximo à Estação Brigadeiro de Metrô. 

Além de Denise Neves Abade, o evento contará com representantes de ramos do MPU, do Ministério Público Estadual e do Ministério Público de Contas. A procuradora do Ministério Público do Trabalho Adriane Reis de Araújo vai abordar o tema “A atuação do Ministério Público na defesa da igualdade de gênero no trabalho”. A procuradora de Justiça Militar Maria Esther Henriques Tavares vai falar sobre “O Ministério Público Militar e a mulher nas forças armadas”. Pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, a promotora de Justiça Valéria Diez Scarance Fernandes vai fazer uma apresentação sobre “Violência contra a mulher, feminicídio e estratégias de atuação”. Por fim, a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo Élida Graziane Pinto falará sobre “Proteção às mulheres no ciclo orçamentário”. 

No fim do seminário será celebrado um protocolo de intenções para a futura criação de um grupo de estudo permanente sobre a temática. O objetivo é promover uma análise constante de iniciativas tanto internas quanto inerentes à própria atividade das instituições. Para a coordenadora do evento, Denise Abade, “é de crucial importância que questões de igualdade de gênero sejam tratadas de forma uniforme, harmônica e em sincronia em todos os ramos do Ministério Público brasileiro”. Ela pontua ainda que “este evento será um primeiro passo de proximidade das instituições no Estado de São Paulo nesse sentido, com lançamento da iniciativa para futura criação do grupo de estudos de gênero interinstitucional, como expressão da intenção das instituições se unirem para juntar esforços em comum”. 

O seminário é dirigido a membros e servidores do MP, integrantes de movimentos sociais, operadores do Direito, acadêmicos, estudantes e profissionais em geral. As discussões têm a proposta de promover a reflexão sobre as conquistas e dificuldades na busca da equidade de gênero. Não é necessária inscrição prévia.

DiadaMulher-Cartaz