Publicação em
17/11/2022

O Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP) lamenta o falecimento do ex-Governador Luiz Antônio Fleury Filho, ocorrido na terça-feira, 15 de novembro de 2022, em São Paulo, aos 73 anos de idade.

Nascido aos 30 de março de 1949 em São José do Rio Preto e criado em Porto Feliz, ambas no interior paulista, aos 15 anos Fleury foi admitido na Academia da Polícia Militar do Barro Branco, chegando ao posto de tenente. Em 1973 formou-se bacharel em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado no concurso público para promotor de justiça, tendo sido presidente da Associação Paulista do Ministério Público e do Conselho Nacional do Ministério Público.

Exerceu o magistério jurídico e em 1987 passou a ocupar o cargo de Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, tendo sido eleito Governador do Estado em 1990, na primeira eleição estadual com dois turnos.

Enquanto Chefe do Executivo paulista foi responsável pelo maior projeto habitacional da história do país até então, registrando recorde histórico: construiu mais casas populares do que todas as administrações anteriores, tendo sido investidos recursos da ordem de US$ 1 bilhão, viabilizando a construção de 250 mil moradias. Também foi autor do maior plano de saneamento básico de São Paulo, além de diminuir a mortalidade infantil no Estado a níveis nunca antes vistos. As campanhas de vacinação conseguiram índice de cobertura de 97,1% e o trabalho de imunização contra a poliomielite garantiu ao Estado de São Paulo o prêmio da Fundação Mérieux, de Paris.

Após o término de seu governo, foi eleito Deputado Federal por dois mandatos consecutivos, em 1998 e em 2002.

O MPC-SP manifesta o mais sincero pesar e solidariedade aos familiares e amigos enlutados.