MP de Contas assume Secretaria Executiva do Fórum de Combate à Corrupção no Estado de São Paulo em 2020
Na quarta-feira (28), aconteceu a última reunião plenária do ano com os integrantes do Fórum de Combate à Corrupção no Estado de São Paulo (FOCCOSP), nas dependências do Palácio da Justiça. Além da apresentação dos resultados alcançados através das ações realizadas em 2019 e a definição de outras atividades para 2020, o encontro elegeu o Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo para assumir a Secretaria Executiva no próximo ano.
Exercida em sistema de rodízio entre os órgãos participantes, a secretaria executiva do FOCCOSP possui atribuições como a organização das atividades, a coordenação dos grupos de trabalho e o acompanhamento das ações.
Por meio da assinatura do Protocolo de Intenções, o Fórum de Combate à Corrupção foi criado em dezembro de 2013 com o objetivo de fomentar o diálogo e a implementação de ações para o fortalecimento do Estado no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Atualmente, o programa é composto por 34 instituições das três esferas de poder que se reúnem, periodicamente, para estabelecer ações prioritárias e desenvolvê-las através dos grupos de trabalho.
A partir de janeiro de 2020, a Secretaria Executiva do Fórum ficará a cargo do MP de Contas, sob a coordenação do titular da 4ª Procuradoria, Dr. Celso Augusto Matuck Feres Jr. Para o Procurador de Contas, "será um privilégio secretariar o FoccoSP em 2020 e coordenar os trabalhos em torno desse tema que nos é tão caro, o combate à corrupção”.
Para denunciar situações de corrupção, de forma anônima, acesse aqui o sistema de Web Denúncias do FOCCOSP.