MPC/SP colabora com o Tribunal de Contas na apuração dos atrasos de obras do Metrô e CPTM
A atual situação das obras de ampliação e modernização da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), veio à tona na 15ª Sessão do Pleno do Tribunal de Contas, quando o Conselheiro Antonio Roque Citadini citou as diversas reportagens na mídia sobre o assunto e classificou como "vexatória" a situação dos atrasos pelo Governo do Estado. Obras adiadas, desajustes aos cronogramas e aditivos de contratos serão cobrados com maior rigor pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Por sugestão da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, Presidente do órgão, os demais Conselheiros poderão apresentar questionamentos e sugestões sobre esse assunto, que resultará em um único requerimento a ser enviado às instâncias superiores do Metrô e da CPTM. Neste documento, serão solicitadas informações como prazos, motivos dos atrasos, responsáveis e empresas contratadas nas obras.
Disposto a colaborar com esta atuação do TCE/SP, o Ministério Público do Estado de São Paulo listou uma série de sugestões para a realização desta apuração. Elas foram encaminhadas ao Secretário-Diretor Geral, Dr.Sérgio Ciquera Rossi, através do ofício n° 100/2015 - GPGC. Dentre as ideias, está a de se realizar uma auditoria extraordinária, com base no artigo 27, inc. XXI do Regimento Interno da Corte de Contas.
O ofício pode ser acessado na íntegra clicando aqui.