Publicação em
02/08/2023

Na terça-feira, 1º de agosto, aconteceu o encontro inaugural da I Jornada de Fóruns Temáticos do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, no Auditório Ministro Genésio de Almeida Moura, localizado no prédio sede do TCE-SP.

Idealizado pela Procuradora-Geral de Contas, Dra. Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, o Fórum Temático é formado por servidores do órgão ministerial e tem por objetivo o fomento à criatividade e à inovação para a melhoria da rotina institucional, a desburocratização e o decorrente aumento da eficiência das atividades desenvolvidas.

Por diversas oportunidades, desde o início de seu mandato em março de 2023, a Procuradora tem jogado luz sobre temas como transformação digital, inovação, participação social e, evidentemente, desburocratização de procedimentos internos.

Quando falamos em ‘desburocratização’, queremos focar no essencial, retirando tudo aquilo que é desnecessário. É preciso mudar o olhar sobre o serviço público, pois desburocratizar é justamente voltar o olhar para o cidadão, o verdadeiro destinatário do poder”, ressaltou Dra. Delsin Feres durante o encontro.

Coube ao servidor e coordenador geral do projeto, João Mário de Medeiros, a apresentação de conceitos e diretrizes basais que envolvem toda a iniciativa: a cultura do medo acerca do ‘novo’ (saindo da zona de conforto); a inovação e o trabalho demandado; a experimentação como parte do processo; o erro controlado e a necessidade de apoio institucional.

Dificilmente faremos grandes mudanças se não sairmos da nossa zona de conforto”, assegurou o assessor.

Após dividir os assessores das oito Procuradorias de Contas em três grandes grupos, foram propostos para votação alguns temas para serem ‘trabalhados’ pelas equipes. A nova Lei de Licitações esteve entre as temáticas mais votadas.

Nos próximos três encontros que acontecerão no decorrer do mês de setembro, cada grupo fará uma exposição sobre a temática escolhida, podendo incluir sugestões para que o próprio MPC-SP possa contribuir cada vez mais com a sociedade paulista ao tratar do assunto em especial.

Ao final, a Procuradora-Geral fez questão de reforçar que cada Fórum deve ser conduzido pelos próprios servidores e servidoras da instituição, pois esta também é uma maneira de prestigiá-los, dando voz a cada um e fazendo a escuta de suas ideias, propostas e questionamentos.

Por muito tempo, tínhamos manuais que nos mostravam o caminho a ser seguido. Nesse novo momento de transformação digital, não temos muita clareza até onde podemos chegar, então, não é utopia acreditarmos que todos são protagonistas de fato, e que podemos construir algo juntos para que assim vejamos até onde conseguimos alcançar”, concluiu Dra. Leticia Feres.