O MPC-SP e o uso da Inteligência Artificial colaborativa
O Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo promoveu na tarde de quarta-feira (28) a palestra “IA Colaborativa: Desafios e Oportunidades para o Aumento da Eficiência no MPC-SP”, ministrada pelo Diretor Técnico do órgão, João Mario Medeiros.
Voltado para os servidores da instituição, o encontro teve como foco a apresentação de uma plataforma para compartilhamento de diversas ferramentas com o objetivo de aumentar a celeridade e o rendimento laboral nas atividades cotidianas dos assessores do MPC-SP.
A abertura da reunião foi feita pela Procuradora-Geral de Contas, Dra. Leticia Formoso Feres, idealizadora da atividade.
“O tema tratado neste encontro se coaduna com as ações propostas pelo Planejamento Estratégico (2022-2027) do MPC-SP elaborado pelo Colégio de Procuradores, o qual tem norteado a atuação da Procuradoria-Geral”, destacou a Chefe do Órgão ministerial.
Em sua exposição, Medeiros enfatizou o quanto o uso da Inteligência Artificial pode ser um aliado dos servidores na otimização do tempo, permitindo que envidem esforços em atividades mais desafiadoras.
“A IA não vai substituir a competência de cada servidor, mas certamente irá potencializar a produtividade no desempenho de tarefas,” afirmou João Mario Medeiros.
Ao final do encontro, foi realizada uma dinâmica por meio de testes de múltipla escolha com o intuito de descontrair e engajar o público-alvo.
A expectativa é que, com a incorporação dessa tecnologia no dia a dia, o MPC-SP consiga aperfeiçoar ainda mais seus processos de trabalho e oferecer um serviço público ainda mais eficiente e qualificado.
INOVAÇÃO
Desde o início de sua gestão, em março de 2023, Dra. Leticia Formoso Feres tem reafirmado o seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua das atividades desenvolvidas pelo Órgão ministerial.
O debate sobre o uso da tecnologia, do pensamento inovador e da eficiência pautam a busca pela excelência das ações cotidianas durante o seu mandato.
Ainda em 2023, a Procuradora-Geral coordenou e promoveu, com o apoio da Corte de Contas, o evento “Inova São Paulo”, que reuniu diversos especialistas para discutir a importância da conjugação entre a inovação, a desburocratização e a transformação tecnológica para o aumento da eficiência na gestão pública.
Como subproduto do evento, surgiu o InovaCast em janeiro de 2024. O videocast de nove episódios reforçou a pertinência do tema e a urgência de adaptação dos gestores, inclusive daqueles que atuam na administração pública.