"Olho na Escola" - novo app dá voz à sociedade paulista para contribuir na melhoria da qualidade do ensino público
No último dia 11, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou o aplicativo “Olho na Escola”, uma ferramenta para auxiliar a sociedade a interagir diretamente com a escola, unindo alunos, pais, professores e diretores no intuito de melhorar a qualidade do ensino público.
A ferramenta reúne mais de 12.000 escolas paulistas do Ensino Fundamental e Médio, sendo 9.822 escolas estaduais e 2.949 unidades da rede municipal, exceto da capital.
Pelo aplicativo é possível fazer elogios, encaminhar sugestões e até reclamações, o que estimula, de forma efetiva, o controle social. A interface é interativa e fácil de operar. Ao receber uma notificação pelo “Olho na Escola”, o diretor da instituição, dentro de suas atribuições e competências, registrará as ações tomadas e os prazos para atendimento da demanda em um portal na web de seu uso exclusivo. O solicitante poderá acompanhar o andamento de seu atendimento pelo próprio aplicativo. Caso o diretor da escola notificada não consiga cumprir com o prazo estipulado, poderão ser acionados outros responsáveis para ajudarem a solucionar a questão, até mesmo o Secretário da Educação.
Assim, a Corte de Contas Paulista conta com mais esse recurso para orientar e monitorar as mudanças que se fazem necessárias nas escolas paulistas, além disso, os relatórios gerados passarão a subsidiar o julgamento anual das contas municipais.
O aplicativo “Olho na Escola” já está disponível para download na loja PlayStore e, em breve, será disponibilizado na AppleStore.
Para mais informações acesse: https://www.tce.sp.gov.br/olho-na-escola