Publicação em
09/12/2020

Durante sessão plenária especial desta manhã, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes foi eleita, por unanimidade, para assumir a Presidência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em 2021.

Em circunstância inédita na história do TCESP, a eleição foi integralmente realizada de maneira virtual com o apoio do Departamento de Tecnologia da Informação para que o sigilo da votação fosse conduzido com êxito. Obedecendo ao critério de rodízio adotado pelo órgão, Dra. Cristiana sucederá no próximo exercício, o atual Presidente Edgard Camargo Rodrigues. Ainda na sessão, também por decisão unânime, foram eleitos o Vice-Presidente e o Corregedor da Corte de Contas paulista. Em 2021, o Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho responderá como Vice-Presidente, enquanto que a Corregedoria ficará a cargo do Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo. 

Ao fazer uso da palavra, a Conselheira eleita reconheceu, como todos os presentes também o fizeram, a brilhante gestão realizada pelo atual Presidente do TCESP em um ano atípico e repleto de adversidades. Dra. Cristiana ainda destacou o desejo de que em 2021, a efetiva Fiscalização in loco e as demais atividades presenciais possam ser retomadas da melhor maneira possível.

 Os novos integrantes da Mesa Diretiva do órgão tomarão posse no início de fevereiro.

Além do Colegiado de Conselheiros, também prestigiaram a sessão especial o Procurador da Fazenda do Estado Dr. Luiz Menezes Neto e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Dr. Thiago Pinheiro Lima.

Currículo

Auditora de carreira no Tribunal de Contas do Estado, Dra. Cristiana de Castro Moraes tomou posse no cargo de Conselheira em 23 abril de 2012, sendo a primeira mulher a compor o colegiado do TCESP e a assumir a presidência da Corte de Contas Paulista, pela primeira vez, em 2015.  Natural de Belo Horizonte, Dra.Cristiana bacharelou-se em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e em Direito pela Universidade Federal do Espirito Santo (2006). Mestrada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), é Pós-graduada em Contabilidade pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), em Direito Público pelo Centro Universitário Salestiano de São Paulo (2008) e em Direto Penal pela Universidade Católica Dom Bosco (2009).