Publicação em
05/04/2022

[gallery columns="6" link="file" ids="12086,12087,12088,12084,12085,12089"] O município de Sorocaba, a cerca de 100km da capital paulista, foi o anfitrião do terceiro encontro da 26ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, promovido anualmente pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

O evento recebeu mais de 600 pessoas nas dependências do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” e contou com a presença de autoridades municipais de 85 cidades das regiões de Sorocaba, Itapetininga, Itapeva e da Grande São Paulo. Segundo a Corte de Contas paulista, tal região possui uma população de aproximadamente 6 milhões de pessoas e um orçamento público de R$ 28 bilhões.

Na abertura da reunião, o Presidente do TCE-SP, Conselheiro Dimas Ramalho, enfatizou a importância do Ciclo de Debates para a contínua atualização das informações no âmbito da Administração Pública. Também observou que “o TCE quer dar plenas condições para que cada agente público exerça sua função da forma correta, dialogando e orientando”.

Além do Conselheiro-Presidente, também prestigiaram o encontro o Auditor-Substituto de Conselheiro Márcio Martins de Camargo; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Dr. Thiago Pinheiro Lima; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; e os Diretores Regionais Mauro Guimarães Coam (UR-09) e Camila Simão Costa (UR-16).

Autoridades como o Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gervino Cláudio Gonçalves; o Presidente da 24ª Subseção da OAB em Sorocaba, Márcio Leme; a Deputada Estadual Maria Lúcia Amary; e a Presidente Executiva da União dos Vereadores do Estado de SP (Uvesp), Silvia Melo, igualmente marcaram presença na edição.

Afora a recomendação sobre boas práticas administrativas para o aprimoramento da gestão municipal, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo tem apresentado aos gestores o novo modelo de fiscalização da Corte, e difundido orientações sobre a nova Lei de Licitações e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A próxima reunião do 26º Ciclo de Debates está marcada para 11 de abril, em Campinas. As informações completas estão disponíveis no infosite do evento.