Publicação em
14/02/2026

Em solenidade marcada por emoção, reconhecimento público e forte simbolismo institucional, a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Dra. Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, recebeu o Título de Cidadã Santarritense Honorária, concedido pela Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro. A cerimônia foi realizada na noite do dia 12 de fevereiro, no Palácio Prof. Oscar de Oliveira Alves, sede do Legislativo municipal, reunindo autoridades, familiares e convidados.

A sessão solene foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Gilberto Bentlin Jr., e contou com a presença do Prefeito Municipal, Marcelo Simão, dos vereadores da Casa e de familiares da homenageada. Representando o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Por parte do TCESP, o Vice-Presidente da Corte, Conselheiro Dimas Ramalho, prestigiou a solenidade.

Também participaram da mesa solene o Promotor de Justiça Élio Daldegan Jr.; o Presidente da 106ª Subseção da OAB, Dr. Aquiles Tadeu Zurlo Jr.; a Presidente Executiva da UVESP, Silvia Melo; o Secretário Geral da Associação Paulista de Municípios, Rômulo Rippa; o Deputado Estadual Rafa Zimbaldi; o Prefeito de Descalvado, Luis Guilherme Panone; e o Conselheiro Emérito do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo.

Ao declarar oficialmente aberta a sessão, o Presidente da Câmara destacou o significado da homenagem. “Declaro aberta a Sessão Solene destinada à outorga do Título de ‘Cidadã Santarritense Honorária’ à Ilustríssima Senhora Dra. Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, atual Procuradora-Geral de Contas, em reconhecimento aos relevantes e inestimáveis serviços prestados ao Município de Santa Rita e à sociedade em geral, por meio de sua atuação exemplar na área jurídica e na firme defesa dos princípios que regem a Administração Pública”, afirmou.

Na sequência, o Vereador Dr. Fábio Gusman Palhares procedeu à leitura do Projeto de Decreto Legislativo nº 008/25, que fundamentou a concessão da honraria. O texto destacou a trajetória pessoal, acadêmica e profissional da Procuradora-Geral, ressaltando sua ligação histórica e afetiva com Santa Rita do Passa Quatro, cidade natal de sua família.

Conforme a justificativa apresentada, embora nascida na cidade de São Paulo, Dra. Leticia é filha de santarritenses e manteve, desde a infância, vínculos estreitos com o município, onde passou períodos significativos de sua infância e adolescência, especialmente durante as férias escolares, fortalecendo laços familiares, culturais e identitários com a cidade. A narrativa destacou ainda suas origens familiares, descendente de imigrantes, e a formação alicerçada em valores éticos, educacionais e de compromisso com a coletividade.

O texto também relembrou sua sólida formação acadêmica, como bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Direito da Infraestrutura pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de sua atuação profissional na advocacia contenciosa antes de ingressar, por concurso público, no Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, em 2012, integrando a primeira turma de Procuradores de Contas da instituição.

A justificativa enfatizou o papel desempenhado por Dra. Leticia na consolidação institucional do MPC-SP e sua atuação técnica qualificada, independente e comprometida com o fortalecimento do controle externo, da legalidade administrativa e da boa governança. Destacou, ainda, sua nomeação ao cargo de Procuradora-Geral de Contas, em março de 2023, pelo Governador do Estado de São Paulo, e sua recondução para o biênio 2025/2027, em reconhecimento ao desempenho de excelência à frente do Órgão Ministerial.

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo gravado pela Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, que saudou a homenageada e destacou o significado da distinção. “Trata-se de uma justa e significativa homenagem a uma profissional cuja trajetória é marcada pelo compromisso com a ética, a legalidade e a defesa do interesse público”, afirmou a Conselheira. Em sua mensagem, ressaltou ainda o simbolismo especial da homenagem concedida por uma cidade ligada às raízes familiares da Procuradora-Geral, unindo sua trajetória institucional ao vínculo afetivo com Santa Rita do Passa Quatro.

Para o Conselheiro Emérito do TCESP, Sidney Beraldo, a Câmara Municipal fez uma justíssima homenagem a Dra. Leticia que, “além da competência técnica, possui verdadeiro comprometimento com os resultados do trabalho da Corte de Contas”.

Representando a família, a irmã da homenageada, Dra. Lívia Formoso Delsin Montes, Procuradora do Município de São Paulo, também se pronunciou. “Aprendemos, em nossa família, que a grandeza do ser humano não se mede pelos cargos que ocupa, mas pela contribuição positiva que traz para o mundo e pela marca de bondade que deixa no coração das pessoas, e essa é sua maior distinção, minha irmã.”

Na sequência, o Vice-Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, fez uso da palavra. “Leticia Formoso Delsin Matuck Feres é um nome grande, comprido, mas certamente Leticia é uma pessoa muito maior que o seu nome”, afirmou o Conselheiro. “Além disso, é uma ótima Procuradora, que atua com justiça, competência, firmeza e autoridade, sem ser autoritária”, completou.

Em sua saudação, o Prefeito Municipal Marcelo Simão destacou que, ao conceder o Título de Cidadã Santarritense Honorária para a Procuradora-Geral do MPC-SP, o Município “não apenas a reconhece por seus méritos, mas a acolhe como filha, orgulhando-se de sua trajetória e unindo sua história à história da cidade”.

Ao final da cerimônia, Dra. Leticia Formoso Delsin Matuck Feres agradeceu a homenagem em discurso marcado pela emoção e pelo reconhecimento de suas raízes. “O sentimento é de emoção e profunda gratidão. Santa Rita do Passa Quatro sempre foi um lugar de pertencimento para mim. Receber esse título é como um abraço da cidade que sempre fez parte da minha vida e da minha identidade. Estarei representando a história da minha família e os valores que aprendi em Santa Rita do Passa Quatro, que sempre foi e sempre será o meu lugar de volta”, declarou.

A concessão do Título de Cidadã Santarritense Honorária simboliza não apenas o reconhecimento institucional à trajetória da Procuradora-Geral do MPC-SP, mas também a reafirmação dos laços históricos, afetivos e culturais que unem Dra. Leticia Formoso Delsin Matuck Feres ao município de Santa Rita do Passa Quatro, celebrando uma trajetória marcada pelo compromisso com o serviço público, a ética e a defesa do interesse coletivo.