Publicação em
28/08/2024

Na manhã do dia 28 de agosto, a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas de São Paulo recebeu o Colar do Centenário das mãos do Conselheiro Renato Martins Costa, Presidente da Corte de Contas paulista, durante cerimônia realizada no Auditório Nobre 'Professor José Luiz de Anhaia Mello'.

No ano do centenário da Corte, além da grande honra de estar entre as 100 pessoas condecoradas, receber esse colar mostra o respeito que o TCESP tem pelo trabalho do MPC”, destacou a representante ministerial.

A honraria simboliza o reconhecimento ao mérito, à colaboração e aos relevantes serviços prestados ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo ao longo dos 100 anos de existência.

Na oportunidade, foram igualmente agraciados os ex-Procuradores-Gerais do MPC-SP, Dr. Celso Augusto Matuck Feres Jr. (2012 a 2015) e Dr. Rafael Neubern Demarchi Costa (2015 a 2017 e 2017 a 2019). Em virtude de compromisso inadiável, o ex-Procurador-Geral Dr. Thiago Pinheiro Lima (2019 a 2021 e 2021 a 2023) receberá oportunamente o referido Colar.

Como primeiro Procurador-Geral nomeado para conduzir o MPC-SP, Dr. Matuck Feres, foi convidado a fazer uso da palavra, representando os demais colegas.

Ter desempenhado a função de Procurador-Geral é motivo de muito orgulho, e tenho certeza de que Dr. Rafael, Dr. Thiago e Dra. Leticia compartilham desse mesmo sentimento. (...) As palavras são breves, mas gostaria de registrar que é uma imensa alegria e honra receber essa comenda”, disse.

O Conselheiro-Presidente, Renato Martins Costa, fez questão de ressaltar aos presentes a importância do Ministério Público de Contas para a Corte paulista.

O Tribunal de Contas tem grande reconhecimento e gratidão por todos os integrantes do MPC pelo tanto que colaboram com o exercício da nossa jurisdição”.

Acesse a íntegra da solenidade no canal do YouTube do TCESP.

Colar do Centenário
Criado pela Resolução n.º 13/2023, o Colar do Centenário foi instituído em face do transcurso do 100º aniversário de instalação e de efetivo funcionamento do TCESP, datado de 6 de maio de 1924. Ao longo do ano, serão conferidos 100 exemplares da outorga.

Compõem o conjunto da homenagem – além do Colar e Medalhão do Centenário -, miniatura, roseta e diploma assinado pelo Presidente do TCESP, com registro em livro próprio. A condecoração homenageia o Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís Pereira de Sousa, que, por meio da Lei n° 1961, de 29 de dezembro de 1923, organizou o Tribunal de Contas e nomeou os primeiros cinco Ministros do órgão.


Dupla homenagem
O Colar do Centenário é a segunda comenda recebida em 2024 pela Procuradora-Geral de Contas, Dra. Leticia Formoso Delsin Feres.

No dia 7 de maio, o Governador Tarcísio de Freitas concedeu à representante do MPC-SP a Ordem do Ipiranga, no grau Grã-Cruz, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes para homenagear o centenário do TCESP.

A Ordem do Ipiranga é conferida àqueles que, por seus altos méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao Estado de São Paulo e seu povo, tenham se tornado dignos da distinção.


Fotos: DCS/TCESP