Santos sedia o último encontro da 26ª edição do Ciclo de Debates promovido pelo Tribunal de Contas do Estado
Durante a manhã desta quinta-feira, 30 de junho, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo promoveu o décimo e último encontro da 26ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.
A derradeira reunião foi realizada no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos, litoral sul paulista. O evento contou com um público formado por Prefeitos, Vereadores, lideranças políticas, Secretários Municipais, gestores e servidores públicos de 31 municípios jurisdicionados das regiões de Santos, Registro e da Grande São Paulo.
Ao proferir seu discurso de abertura dos trabalhos, o Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Dimas Ramalho, destacou a importância do Ciclo e a disponibilidade do Tribunal em realizá-lo no intuito de ratificar o papel pedagógico da instituição, tornando-se parceiro do gestor no bom uso dos recursos públicos.
O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Dr. Thiago Pinheiro Lima, presente em todos os encontros ocorridos durante o ano, discorreu sobre a oportunidade ímpar que os jurisdicionados vivenciam ao participar de um evento com tal propósito. “Este é o décimo encontro do 26.º Ciclo de Debates que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realiza desde a década de 90. Este evento é muito relevante, e mostra a sensibilidade e o reconhecimento que o Tribunal tem pelo trabalho de vocês, jurisdicionados. O Tribunal desloca os seus melhores profissionais, técnicos, diretores, pessoas preparadas e competentes para “andar” o Estado inteiro. Este ano, nós rodamos algo em torno de 5.000 km em todas as regiões do Estado, tendo um público da ordem de 7.500 pessoas. Portanto, isso é algo que precisa ser enaltecido”, ressaltou o representante ministerial.
A abertura do evento foi igualmente prestigiada pelo Prefeito Municipal de Santos, Rogério Pereira dos Santos; o 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santos, Vereador Fabrício Cardoso; a Presidente da Câmara Municipal de Cananéia, Vereadora Cidilene Rosana de Lara Paula; a Presidente da Câmara Municipal de Ilha Comprida, Vereadora Andressa Ceroni; o Procurador-Geral da OAB Subseção de Santos, Dr. Bruno Bottiglieri; o Major Dennys William Conceição da Costa, representando o Comandante do CPI-6 da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o Delegado da Delegacia Seccional de Polícia de Santos, Dr. Marco Antonio Moisés; o Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Sérgio Ciquera Rossi; o Diretor da Unidade Regional de Registro, Rodrigo Oliveira e pelo Diretor da Unidade Regional de Santos, Rafael Calegari.
Ao longo da edição, o Ciclo de Debates do TCE-SP foi sediado pelos municípios de Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba, Campinas, Presidente Prudente, Bauru, São José dos Campos, Araçatuba, São José do Rio Preto e, finalmente, Santos.
Há 26 anos, o TCE-SP promove tais debates com o objetivo de difundir as boas práticas administrativas e de orientar os gestores sobre as atividades de fiscalização em relação à aplicação de recursos, transparência, controle interno, Terceiro Setor, acesso à informação, entre outros. Em 2022, o novo modelo de fiscalização da Corte e os temas relacionados à Lei n° 14.143 de 2021 também fizeram parte da pauta das reuniões.