Secretaria da Saúde e PGE apresentam ao TCESP e ao MPC medidas para o enfrentamento da COVID-19
Representando o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Conselheiro Sidney Beraldo, e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima, participaram de reunião virtual com o Secretário da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, para discutir as iniciativas que vêm sendo tomadas diante do agravamento da pandemia de COVID-19.
Também fizeram parte do encontro o Secretário Executivo da Pasta, Eduardo Ribeiro Ariano, a Procuradora-Geral do Estado, Maria Lia Porto Corona, integrantes da PGE e o Chefe de Gabinete do Conselheiro, José do Carmo Mendes Júnior.
Na quarta-feira (24/3), segundo o Governo, 30.359 pessoas estavam hospitalizadas. Desse total, 12.588 em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), setor com recorde de ocupação no Estado (92,3%).
“Estamos vivendo um cenário de guerra, um momento dramático”, declarou o Secretário, ao elencar ações para impedir a falta de oxigênio e de medicamentos utilizados na intubação de pacientes graves.
“Cada um, com suas responsabilidades, deve cumprir seu papel, entendendo o momento que estamos vivendo. Mas vamos superar isso”, afirmou o Conselheiro Sidney Beraldo, Relator das contas do Governo deste ano, ao solicitar dados sobre os avanços na vacinação e as medidas de isolamento.
De acordo com Gorinchteyn, 950 em cada mil pessoas imunizadas no Brasil hoje recebem a CoronaVac, fruto de parceria entre o Estado, por meio do Instituto Butantan, e a empresa Sinovac, fabricante chinesa de remédios.
“É uma reunião de aproximação para que possamos conjugar esforços no enfrentamento dessa pandemia que vem fazendo com que tantos brasileiros percam a vida”, explicou o Procurador-Geral do MPC, que fez questionamentos ao Governo sobre medidas para a criação de leitos de UTI e a distribuição de máscaras.