Publicação em
29/05/2020

Captura de Tela 2020-05-29 às 12.54.59Nesta quinta-feira (28), foi realizada a 2ª Reunião Plenária do Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro no Estado de São Paulo (FOCCO-SP) deste ano, sendo a primeira vez por videoconferência. 

Coordenada pelo Procurador de Contas Dr. Celso Augusto Matuck Feres Jr, a Secretaria Executiva do Fórum, em 2020, está sob a gestão do Ministério Público de Contas que promoveu o encontro em ambiente virtual, com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Além da apresentação do desenvolvimento de cada Ação (8 no total) pelo respectivo grupo de trabalho, a aprovação de layout do site e logotipo para o Fórum também foi contemplada na pauta do dia. 

Dr. Matuck Feres propôs ainda oficiar o Governo Estadual destacando a necessidade de criação de uma Controladoria Geral no Estado e, conjuntamente, enviar ofício aos Poderes Estaduais e Municipais quanto à observância do cumprimento da transparência ativa e passiva em relação aos gastos com a pandemia. A proposta foi acatada em sua totalidade. 

Criado em dezembro de 2013, o FOCCO-SP atualmente é composto por 34 instituições das três esferas de poder. O Fórum tem por objetivo fomentar o diálogo e a implementação de ações para o fortalecimento do Estado no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

O  Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro no Estado de São Paulo (FOCCO-SP) conta com um sistema de Web Denúncias. De forma anônima, o cidadão pode, via internet, denunciar situações de corrupção a diversas instituições públicas em um único canal. Acesse: https://www.foccosp.org/.